FESTA DE CASAMENTO – COMO ESCOLHER O CONVITE IDEAL?

FESTA-DE-CASAMENTO-COMO-ESCOLHER-O-CONVITE-IDEAL-destaque

Em meio a tantas decisões importantes, é necessário arranjar um tempinho na escolha do convite para a festa de casamento. O ideal é olhar tudo com antecedência. Assim, fica fácil fazer alterações, chegar ao resultado final desejado e ainda ter tempo de sobra para distribuí-los aos convidados.

Escolhendo o modelo de convite de casamento ideal

O primeiro passo para a escolha do convite para casamento é saber quais são as intenções dos noivos e o que eles esperam do Grande Dia. Afinal, na maioria das vezes, é ele o primeiro contato dos convidados com a cerimônia. Por isso, é importante que ele transmita exatamente a ideia central e o perfil do casamento.

“Sempre dou uma dica aos casais que ainda estão em dúvidas: pegue o convite de casamento na mão antes de fechar o negócio. Muitas vezes, ver de perto e sentir a textura é o que eles precisam para chegar a uma decisão”, explica Ale Librandi, designer e proprietário da Sonho em Papel Convites Especiais. O profissional ainda destaca que os noivos devem estudar os tipos de convites disponíveis no mercado e adaptar seus gostos ao orçamento disponível.

Identidade visual

Ter uma identidade visual do casamento é uma das chaves para garantir um evento marcante. A ideia nada mais é do que manter a mesma linha criativa de design para todos os itens de papelaria do casamento. Assim, o convite tem a mesma linha visual do menu, das tags de mesa, e todos esses detalhes. Para Karina Kirk, sócia da The Wedding Art, o processo é muito importante para ajudar a criar algo exclusivo e personalizado de acordo com o local e a decoração da festa.

“Os noivos devem levar em consideração o estilo de casamento que pretendem realizar, que pode ser moderno, tradicional, rústico e por aí vai. Essa definição é muito importante na escolha e no alinhamento do convite de casamento”, explica a profissional.

Foto: Pinterest

Librandi concorda e afirma que a maioria das noivas opta por usar a mesma paleta de cores da decoração no convite de casamento e em outros elementos, como lembrancinhas, cardápios, docinhos e até telões.

“Os noivos querem cada vez mais convites que remetam à sua personalidade. Ninguém quer casar com um convite parecido com a da amiga ou da vizinha. Até para casamentos clássicos, inserimos elementos ou cores que combinam com o estilo do casal”, afirma Susana Fujita, da Susana Fujita Convites Especiais.

Foto: Papel Estilo
  • Convite de casamento tradicional

Os noivos que pretendem realizar um casamento mais clássico podem optar por um convite tradicional. Ele tem formato retangular (em média, 30 cm X 21 cm) e é feito com papéis em tons claros, como branco e off-white. “As letras, escritas com fontes cursivas, podem ser douradas, café ou cinza claro”, conta Librandi.

Foto: Barnard & Westwood

Karina destaca outros elementos importantes que devem estar presentes nos convites de casamento clássicos. Entre eles, envelope retangular com aba bico, iniciais ou monograma em relevo seco na aba do envelope, texto tradicional no qual os pais convidam para o casamento dos filhos e papel encorpado (empastado 500g) com textura delicada.

Segundo Susana, o convite tradicional é indicado para noivos que casam à noite, com cerimônia religiosa e recepção.

  • Convite de casamento rústico 

Os convites de casamento rústicos são puro charme. Segundo Amanda Paula, responsável pelo marketing da S-Cards Criação & Design, a opção é indicada principalmente aos casais que pretendem casar na praia ou no campo.

Foto: The Wedding Art
  • Convite de casamento para destination wedding 

Os casais que optam por destination wedding podem aproveitar o tipo do casamento para criar convites diferenciados com base no destino da viagem. “Temos convites de casamento com ilustração do destino impresso no forro e um modelo no formato de Boarding Pass. É uma maneira divertida de antecipar e envolver os convidados para um destination wedding”, explica Susana.

Foto: Pinterest
  • Convite de casamento de luxo 

“Os convites de casamento de luxo são feitos com papéis bem encorpados e requerem muita atenção aos acabamentos. Eles podem ter detalhes metalizados, como nas letras e na moldura. Entretanto, é preciso tomar cuidado para manter a elegância e não deixar o visual muito carregado”, diz Librandi.

Foto: Pinterest

A especialista da The Wedding Art afirma que os elementos variam de acordo com o estilo da festa e não existem regras rígidas. “Alguns pontos importantes são: envelope grande, sobrecapa e acabamento diferenciados, como lacre grande e corte especial”, completa.

  • Convite de casamento moderno e divertido

    Os noivos mais irreverentes podem optar por convites de casamento com frases, figuras e elementos divertidos. Os modelos mais bacanas variam entre caricaturas do casal, desenhos especiais para colorir (dá até para pedir para que os convidados compartilharem o resultado final nas redes sociais com a hashtag do casamento) e ilustrações que contam um pouquinho da história dos noivos.

Foto: Pinterest

“Atualmente, muitas pessoas optam por usar elementos de cultura pop para deixar o convite de casamento mais moderninho. “Normalmente, ele são feitos com papéis escuros, como os usados nos cartões rústicos, e contam com referências de seriados, filmes e quadrinhos”, conta o designer da Sonho em Papel.

  • Convites de casamento grátis

    Quem está com o orçamento apertado pode optar por fazer seus próprios convites de casamento online. Eles podem, inclusive, ser criados a partir de plataformas digitais gratuitas.

    O site Greetings Island, por exemplo, oferece uma série de templates bacanas que conseguem retratar a essência das cerimônias. É possível adicionar as informações desejadas a cada um dos modelos e até alterar cores e fontes. No final do processo, o usuário consegue baixar o arquivo em PDF (em diversas opções de impressão) ou em formato de imagem JPEG. É importante destacar que os convites contam com uma pequena marca d’água.

    A página Cards And Pockets também é uma boa opção para noivos que procuram modelos de convite de casamento para editar online. Diferentemente da opção citada acima, os PDFs gerados com base nas informações e nas imagens inseridas em templates não contam com marca d’água. Além do convite, o site também permite que a pessoa crie outros tipos de cartõezinhos com o mesmo design, como os de localização do evento e confirmação de presença.

    Fonte/Créditos: Maria Beatriz Vaccari / Revista iCasei

  • Deixe um comentário

    × Atendimento via WhatsApp