10 dicas para montar sua lista de convidados

Chegou o momento de fazer a lista. Quem eu vou convidar? Sim, essa é uma dúvida cruel e chata que os anfitriões precisam passar antes do evento. Deixar pessoas de fora da lista de convidados é um assunto muito delicado e que pode causar saia justa para os donos do evento, porém,  é impossível convidar todos os amigos e familiares, principalmente quando o orçamento é limitado.

A lista de convidados influencia na organização de todos os detalhes da festa pois determina o tamanho do evento, o local apropriado e o verba a ser investida. Por isso antes de expor o evento e necessário definir a quantidade de pessoas que poderão ser convidadas para que situações desconfortáveis sejam evitadas e só depois aí sim, manifestar a emoção.

Separamos 10 dicas que irão te ajudar a tornar esse processo mais fácil!

Lista de Convidados - Como fazer? - Dicas das Casa de Festas Elite

1. Priorize as pessoas que realmente fazem parte da vida do casal
Essas pessoas muito provavelmente continuarão presentes em momentos importantíssimos da vida do casal. Por isso, parentes muito distantes, pais de amigos afastados, colegas de profissão que não passam do trabalho, conhecidos que não participam com frequência em suas vidas podem ser cortados sem peso na consciência.

É importante não se esquecer de convidar pessoas que os convidaram recentemente para alguma festa importante como a de casamento. É uma forma educada de retribuir ao convite (ainda mais se vocês foram ano evento).

2. Prepare-se para o “não”
Optar por não convidar diretamente a família ou convidar apenas um dos tios ou primos pode ser um problema. Assim como não incluir os filhos pequenos de algum casal de amigos na lista pode se tornar uma situação desconfortável. Por isso cogite incluir todos ou se prepare para prováveis situações desagradáveis.

3. Avalie a vontade dos pais
É normal que os pais queiram expor esse momento com amigos que conviveram e ajudaram no crescimento dos filhos. É bom respeitar essa vontade ainda mais se os pais contribuírem financeiramente com o evento. Embora eles “possuam direito” à uma cota de convidados é importante que a usem com respeito e de forma equilibrada para que o casal consiga convidar os próprios amigos tendo em vista que a festa é dos noivos e para os noivos.

Caso estejam bancando a festa sozinhos, e os pais insistam em convidar pessoas que vocês sequer conhecem, exponham o que pensam e digam que, se eles fizerem mesmo questão, terão que retirar alguém da lista deles, para incluírem esses novos convidados.

4. Saiba quem realmente é fundamental  que vá ao casamento
Quando ambos possuem muitos convidados, incluindo familiares e amigos, a dica dos cerimonialistas é incluir apenas aqueles de quem a presença é considerada insubstituível. Faça uma segunda lista com os nomes das pessoas que só serão convidadas se o orçamento e o espaço permitirem.

5. Famílias com tamanhos diferentes pedem diferentes orçamentos
É necessário que exista um equilíbrio ao montar a lista caso um dos noivos possua a família muito maior. Se isso representar custos diferentes, a parte da família maior pode arcar com a diferença de convidados.

6. Convidados solteiros devem ser avisados para não levarem companhia
Se tiverem convidados solteiros, procurem se informar se estão namorando e há quanto tempo. Para relacionamentos muito recentes, não é necessário estender o convite ao par. O convite individual também pode ser utilizado para que esse tipo de problema não ocorra.

7. A lista ideal varia de acordo com o orçamento do casal
Não existe um número ideal de convidados. A extensão da lista deve ser comportável com o tipo de festa desejado pelos noivos e o orçamento de que dispõem para realizá-la. É possível realizar um casamento com 50 pessoas ou uma festa para 600 convidados. Tudo depende do formato e do orçamento que estão dispostos a gastar.

8. A lista vem antes de tudo
O local da cerimônia e da festa só devem ser contratados após a lista de convidados ser definida, caso contrário o casal corre o risco de ter que reduzir o número de convidados se o espaço não comportar todos, ou até pagar multa por cancelamento de contrato.

9. Conte com o fato de algumas pessoas faltarem
Segundo dados,cerca de 25% do número de convidados iniciais não comparecem à recepção. Muitas vezes, mesmo após a confirmação de presença, ocorre uma ausência no evento de no mínimo 10% de convidados. Assim, se não houver problemas com espaço no salão contratado, vocês podem considerar essa informação para passar algumas pessoas da segunda lista para a primeira.

10. Não convide quem ficou fora da lista após o encerramento do serviço de confirmação
E por último, é claro que ser convidado de última hora é muito chato! Como o serviço de confirmação de presença é realizado entre 15 a 10 dias antes do evento, ficará muito deselegante e indelicado convidar alguém com pouca antecedência. Portanto, evite!

Lista de Convidados - Como fazer? - Dicas das Casa de Festas Elite

Related Posts

Deixe um comentário

× Atendimento via WhatsApp